Sarna Canina Sarcóptica: O que é? Causa? Tratamento?

24 de agosto de 2017 by

A sarna canina é uma das doenças de pele em cães mais populares do mundo, exige tratamento imediato para também não contagiar os humanos.

Sarna canina é uma doença altamente contagiosa de cães encontrados em todo o mundo.

Os ácaros são bastante específicos do hospedeiro, mas animais (incluindo as pessoas) que entram em contato com cachorros infestados também ficam afetadas.

Ácaros da sarna canina têm pequenas espinhas triangulares – as fêmeas são quase duas vezes maiores que os machos. Todo o ciclo de vida (17-21 dias) é vivido no cachorro.

Sarna Canina Sarcóptica

Sarna sarcóptica, também conhecida como sarna canina, é uma infestação contagiosa de Sarcoptes scabiei canis, um ácaro maduro.

Este tipo de ácaro também afeta gatos, porcos, cavalos, ovelhas e várias outras espécies.

Todos esses ácaros cavam através da pele, isto causa coceira intensa de uma reação alérgica ao ácaro e às crostas que pode se infectar rapidamente.

A perda dos pelos e a formação de crostas aparecem frequentemente em todo corpo. Ocorrem danos na pele devido ao intenso contato da pata ou das mordidas para coçar.

Frequentemente, os cães com sarna sarcóptica crônica estão em condições precárias de saúde.

Transmissão da Sarna Canina Sarcóptica

Sarna sarcóptica é transmitida entre cães por contato direto.

A transmissão por contato indireto também pode ocorrer.

Os sinais clínicos se desenvolvem a qualquer momento de 10 dias a 8 semanas após o contato com um animal infectado.

As lesões primárias consistem em erupções espessas, crostas amarelas, escoriações, eritema e alopecia. Há chances de infecções bacterianas secundárias.

Normalmente, as lesões começam no abdômen ventral, no peito, nas orelhas, e, quando não tratadas, se generalizam de forma considerável.

Os cães afetados por sarna canina têm chances de até morrer se não tratados corretamente.

Diagnóstico e Tratamento da Sarna Canina

O diagnóstico da sarna canina se baseia no histórico, na possível exposição e envolvimento de outros animais, incluindo pessoas.

Tratamentos sistêmicos da sarna são baseados na administração de remédios e no isolamento do animal em clínica até os sinais de recuperação.

Os veterinários geralmente tentam o diagnóstico com raspagens de pele de várias áreas, examinadas no microscópio para detectar ácaros.

Ácaros podem estar presentes em números relativamente baixos, e porque às vezes são removidos por mastigadas de cães ficam difíceis de serem diagnosticados.

Como resultado, o diagnóstico em sarna canina é frequentemente baseado nos sintomas ao invés de confirmação real da presença de ácaros.

Uma maneira comum e simples de determinar se um cão tem sarna canina é analisar o movimento de arranhão à medida que a orelha está sendo manipulada e arranhada pelo animal.

Uma vez que ácaros proliferam nas margens da orelha em quase todos os casos, esse método funciona a mais de 95% dos casos

É útil nos casos em que todos os sintomas de sarna estão presentes, mas nenhum ácaro está observado com um microscópio.

Recomendável encaminhar seu cãozinho para a Animal Clinic se você perceber nele qualquer um dos sintomas da sarna canina.