Sarna Demodécica em Cães: O Segredo por Trás da Doença

28 de setembro de 2017 by

Conheça todas as informações sobre sarna demodécica: como diagnosticar, principais sinais da doença, entre outras informações.

Sarna demodécica em cães (também conhecida como sarna vermelha ou sarna folicular) é uma doença de pele, que afetada normalmente cães jovens, causada pelo ácaro Demodex canis.

Os ácaros vivem no corpo de praticamente todos os cães adultos e podem incidir na maioria dos seres humanos sem causar danos.

Estes pequenos ácaros (de 0,25 mm) da sarna demodécica em cães vivem dentro dos folículos nos pelos do animal. Quanto aos seres humanos, tais ácaros em geral são encontrados na pele.

Às vezes sarna demodécica canina em cães se relaciona ao baixo sistema imunológico.

Como o Cachorro Contrai Sarna Demodecica?

Os danos do cachorro com sarna demodécica canina dependem da capacidade do cão em manter o ácaro sob controle.

A sarna demodécica não é uma doença de cães sujos ou com falta de cuidados por parte dos tutores.

É uma doença de cães jovens que possuem sistemas imunológicos inadequados ou mal desenvolvidos.

Também ocorre nos animais mais velhos que sofrem por causa do sistema imunológico.

Ciclo de Vida

O ácaro gasta todo ciclo de vida no cachorro.

Os ovos são colocados por uma fêmea grávida. Depois amadurecem de larvas até à fase adulta.

Ciclo de vida de 20 a 35 dias, normalmente.

Transmissão da Sarna Demodécica

Estes ácaros são transferidos da mãe para os cachorros na primeira semana de vida. A transmissão dos ácaros é apenas por contato direto.

Ou seja, a mãe e o cachorro devem estar unidos fisicamente. Assim, a área do berço ou da cama não se torna contaminada, e, portanto, o ambiente dispensa uma limpeza pesada.

As lesões de sarna demodécica em cães, se presentes, costumam a aparecer primeiro em torno da cabeça do cachorrinho.

A maioria dos cachorros é imune aos efeitos do ácaro. Mas, alguns cães sem imunidade desenvolvem casos avançados de sarna demodécica.

Sarna Demodécica: Principais Sinais

Os cães que são sensíveis aos ácaros desenvolvem algumas (menos de 5) lesões isoladas ou podem ter sarna generalizada (caso em que há mais de 5 lesões envolvendo todo o corpo).

A maioria das lesões em qualquer forma se desenvolve após quatro meses de idade do cão.

Para diagnósticos precisos da sarna demodécica em cães e formas de tratamentos especializadas que garantem a cura você deve levar seu bichinho para a Animal Clinic.