Sarna Sarcóptica em Cão: Significado, Diagnóstico e Tratamento

2 de outubro de 2017 by

Conheça todas as informações relevantes sobre sarna sarcóptica em cão, uma das doenças mais comuns nos cãezinhos ao redor do mundo.

Sarna sarcóptica em cão é causada pelo parasita Sarcoptes scabiei. Esses ácaros microscópicos podem invadir a pele de cachorros e criar uma variedade de problemas de pele, tais como perda de pelos.

Felizmente, existem vários tratamentos para sarna sarcóptica em cão e a condição pode ser facilmente controlada.

Como o Bichinho Pega Sarna Sarcóptica?

A sarna canina infecta todas as idades e raças de cães.

Embora prefira viver com cães, esses ácaros também infectam gatos, furões, humanos e raposas.

Cientificamente, cada espécie de ácaro prefere um tipo específico de hospedeiro (por exemplo, cão), mas também infecta outros animais.

O ácaro da fêmea faz galerias na parte mais profunda da pele e coloca ovos várias vezes enquanto continua a escavar.

Depois de depositar os ovos, o ácaro feminino morre.

Em 3-8 dias, os ovos viram larvas com 6 pernas.

Todo o ciclo de vida tem 2-3 semanas.

Os ácaros preferem viver no cão, mas também vivem no meio ambiente do hospedeiro. Em ambientes úmidos podem viver até 22 dias.

À temperatura ambiente normal em uma casa estes ácaros vivem de 2 a 6 dias.

Sintomas da Sarna Sarcóptica em Cães

Os sintomas da sarna canina são variados, mas geralmente incluem perda de pelo e prurido grave em cotovelos, orelhas, axilas, tórax e barriga.

Os ácaros preferem viver em áreas da pele que têm mais pelos. À medida que a infecção da sarna sarcóptica em cão piora também se espalha por todo o corpo.

As pústulas vermelhas pequenas em geral se desenvolvem junto com crostas amarelas na pele.

Devido à coceira severa e aos arranhões resultantes, a pele logo se torna traumática e uma variedade de feridas ou infecções se desenvolve como resultado.

A coceira parece muito pior em condições quentes, como dentro e perto de um fogão ou uma ventilação térmica.

Se a infecção não for tratada a pele pode escurecer devido à irritação constante, e, os gânglios linfáticos circundantes evoluem consideravelmente.

A sarna sarcóptica é uma infecção um tanto comum e muitos casos têm sido mal diagnosticados como atopia grave (alergia inalante).

Sarna Sarcóptica em Cão: Diagnósticos

O método padrão é realizar uma raspagem da pele e, em seguida, identificar o ácaro no microscópio.

Infelizmente, na média, apenas vinte por cento dos cães infectados mostra ácaros Sarcoptes em qualquer raspagem.

Portanto, se um cachorro tiver uma raspagem cutânea positiva o diagnóstico é confirmado, mas uma raspagem negativa não exclui a sarna sarcóptica em cão.

A maioria dos diagnósticos é feita com base no histórico e na resposta ao tratamento de sarna.

Tratamento da Sarna Sarcóptica

Existem várias maneiras de tratar a sarna.

No passado, o tratamento mais eficaz era raspar o cachorro e banhá-lo com um shampoo de peróxido de benzoílo para limpar a pele e, em seguida, aplicação de organofosforado. Mas, esta forma de tratar é dolorosa ao cão.

Felizmente, existem vários outros produtos eficazes, seguros e convenientes no tratamento da sarna sarcóptica em cães.

Lembrando que todos estes produtos só devem ser utilizados sob a supervisão e os cuidados veterinários.

Além de tratar o cão, o ambiente, como a cama do cachorro, por exemplo, requer um inseticida residual.

Dependendo das condições da doença o animal deve ser isolado até os primeiros sinais de cura.

A Animal Clinic é referência nacional no tratamento de sarna sarcóptica em cão, consulte a nossa Central de Atendimento e marque uma consulta para seu animalzinho.